Você sabe o que é espeleologia?

por Atendimento Insight - 19/04

Você sabe o que é espeleologia?

Espeleologia é uma área do conhecimento que se preocupa com o estudo das cavernas, observando as condições de sua gênese e evolução no decorrer do tempo. Além disso, os pesquisadores da espeleologia têm como preocupação ainda o meio físico das cavernas, bem como as formas de vida que se desenvolvem ou se utilizam destes ambientes.

Estes pesquisadores pensam nos melhores métodos da coleta de dados, bem como nas formas para desenvolver um catálogo que possa ser utilizado como base para pesquisas. A origem do termo espeleologia vem do latim, e significa spelaeum (caverna) e logos (estudo). Vários campos da ciência se utilizam dos conhecimentos da espeleologia, como a geologia, a geografia, a hidrologia, biologia, arqueologia, climatologia, e demais que tem como função a compreensão do meio físico terrestre. 

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Espeleologia já catalogou mais de 5 mil cavernas em todas as regiões do país e ainda acredita que existam milhares a serem catalogadas. A importância deste trabalho é não apenas explorar e desvendar os ecossistemas, materiais fósseis e históricos como também preservar as cavernas.

Fonte: CECAV, 2019.

Atendimento Insight

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©Insight Educação Executiva

by nerit