Estudos apontam melhorias nas águas do Rio das Velhas
Estudos que avaliam a água do Rio das Velhas são capazes de analisar os possíveis impactos de empreendimentos do setor da indústria e mineração em sua qualidade. A bacia do rio é caracterizada pelo grande número de indústrias nela instaladas e devido a esse fato, a qualidade das águas pode ser influenciada pelas atividades realizadas.
Para a avaliação da qualidade das águas, foram utilizados dados resultantes de pesquisas do Projeto 'Águas de Minas', desenvolvido pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), entre os anos de 1997 a 2016. Os resultados confirmaram os avanços na qualidade das águas que receberam ações do setor-industrial, fiscalização governamental e da própria sociedade. Vale destacar a interferência significativa do Programa Minas Sustentável realizado pela FIEMG, combinado com ações de gestão e fiscalização.
Todos esses fatores resultaram na melhoria da performance ambiental do setor industrial e, consequentemente, na melhoria da qualidade das águas. No entanto, é notável a existência de oportunidades de melhorias, relacionadas ao tratamento de esgoto, aos índices de arsênio, cianeto livre e nitrogênio amoniacal e o reforço de conscientização, por meio de programas como o Minas Sustentável, nas empresas com potencial de contaminação.
A cartilha referente ao estudo está disponível aqui, no site da FIEMG.
Fonte: FIEMG - 2018.
Suporte
Deixe seu Comentário