Estudo da ANA aponta vulnerabilidades em aquíferos da bacia do São Francisco

por Suporte - 16/11
Estudo da ANA aponta vulnerabilidades em aquíferos da bacia do São Francisco

Estudo da ANA aponta vulnerabilidades em aquíferos da bacia do São Francisco

Na quarta-feira, 7 de novembro, em Campinas (SP), a Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o estudo Hidrogeologia dos Ambientes Cársticos da Bacia do Rio São Francisco para a Gestão de Recursos Hídricos. Segundo o levantamento, as regiões de Montes Claros e Jaíba (MG) e de Irecê e Lapão (BA) retiram mais água subterrânea com poços tubulares do que a natureza é capaz de repor, gerando um déficit hídrico subterrâneo. Além disso, as duas regiões já enfrentam problemas de abastecimento e estão suscetíveis à poluição de suas águas subterrâneas.

Com isso, o estudo apresenta alternativas para contornar estas situações e focaliza principalmente três áreas-piloto: a bacia do rio do Vieira, na região de Montes Claros; a bacia do riacho do Juá, próxima a Irecê; e a bacia do rio São Desidério, que fica ao sul de Barreiras (BA). O levantamento também inclui uma série de dados de 2015 a 2030 sobre as demandas de água para os principais usos que a consomem na região: irrigação, abastecimento humano, dessedentação de animais e indústria. Para todas as regiões estudadas pela ANA, o relatório indica a necessidade de cadastramento de poços existentes e a criação de uma rede de monitoramento qualitativo e quantitativo das águas subterrâneas, entre outras medidas, para que os estados possam realizar uma gestão sustentável dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. 

A Agência chegou a estas recomendações a partir de dados históricos de chuvas e vazões, associados às características das águas e do solo da bacia. Além disso, o levantamento define regiões com potencialidades hídricas e aponta restrições de uso da água em regiões específicas, que devem ser consideradas para a gestão dos recursos hídricos. 

Fonte: Agência Nacional de Águas, 2018.

 

 

Suporte

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©Insight Educação Executiva

by nerit