CPRM lançará nova versão do Sistema de Gerenciamento de Informações Hidrométricas

por Suporte - 24/11
CPRM lançará nova versão do Sistema de Gerenciamento de Informações Hidrométricas

CPRM lançará nova versão do Sistema de Gerenciamento de Informações Hidrométricas

O SGIH, como é conhecido pelos profissionais de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), ganhará uma versão Web responsiva para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Outra novidade é que agora os dados serão georreferenciados. A atualização do software antigo para o sistema digital permite que os relatórios de trabalho de campo, a partir dos dados coletados pelos técnicos e pesquisadores em Geociências da CPRM, possam ser transferidos via Wi-fi ou Internet móvel de forma ágil, facilitando assim a tomada de decisão. Com isso, os gestores das equipes técnicas conseguirão acompanhar em tempo real dados fluviométricos, pluviométricos e etc.

A nova versão já está sendo desenvolvida pelas Divisões de Geoprocessamento (DIGEOP) e Informática (DIINFO), em parceria com a Divisão de Hidrologia Básica (DIHIBA). “O técnico de campo não vai precisar esperar os 20 dias que ele estiver no campo para trazer todos os relatórios ao escritório. Assim que ele conseguir acesso à Internet, ele já consegue enviar o relatório na hora. A ideia é facilitar o trabalho do técnico de campo. O layout do SGIH foi reformulado. Nós iremos enxugar algumas informações e acrescentar outras. O sistema também garante maior segurança dos dados”, afirmou Arthur de Abreu pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil.

De acordo com a chefe da DIHIBA Ana Costi, os dados do SGIH contribuem para o Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH), onde qualquer usuário pode ter acesso a informações para gestão dos recursos hídricos no país. 

Fonte: CPRM, 2018.

Suporte

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©Insight Educação Executiva

by nerit