Brasil, África do Sul, China e Índia fortalecem ambição climática

por Suporte - 01/12

Brasil, África do Sul, China e Índia fortalecem ambição climática

Os governos do Brasil, África do Sul, China e Índia emitiram declaração conjunta em que defendem o aumento da ambição global no combate à mudança do clima. Adotado em reunião em Nova Deli, o documento foca questões que estarão em pauta na próxima Conferência do Clima (COP 24), marcada para ocorrer em dezembro próximo, na Polônia.

A declaração foi adotada em reunião entre o ministro do meio ambiente, Edson Duarte, e os chefes das pastas ambientais dos outros três países. Juntas, as quatro nações somam 3 bilhões de habitantes e formam o BASIC, grupo com forte atuação na negociação de acordos internacionais para conter o aumento da temperatura do planeta e os impactos associados, como secas e enchentes.

O financiamento está entre os pontos abordados na declaração. No documento, o BASIC destaca a importância do suporte financeiro para os países em desenvolvimento no que diz respeito à ação climática. Pelo acordo de Paris, os países desenvolvidos se comprometeram a mobilizar US$ 100 bilhões por ano, a partir de 2020. 

Entre 2 e 14 de dezembro, representantes de mais de 190 países estarão reunidos em Katowice (Polônia) para a 24ª Conferência das Partes (COP 24) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima. Também conhecida como Conferência do Clima, a reunião terá o objetivo de avançar na regulamentação do acordo de Paris, que começará a valer em 2020. No contexto do acordo, cada país apresentou um compromisso próprio para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Considerada uma das mais ambiciosas por envolver o conjunto da economia, a contribuição do Brasil é reduzir 37% das emissões até 2025, com indicativo de reduzir 43% até 2030, ambos em comparação aos níveis registrados em 2005.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente, 2018.

Suporte

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©Insight Educação Executiva

by nerit