Área de fazenda em Mato Grosso é invadida por garimpeiros
Dentro de uma fazenda no município de Aripuanã, região noroeste do estado do Mato Grosso,se encontra um enorme garimpo ilegal, formado após a notícia de que haveria ouro no local se espalhar rapidamente.
Mesmo com o dono do local realizando a queixa na delegacia, o local não para de receber garimpeiros há cerca de dois meses. Segundo a Polícia Militar, o local já se encontra com duas mil pessoas, mesmo sendo período de chuvas e o local de difícil acesso.
A polícia está no local, mas só controla o fluxo de carros e motos: “Nosso trabalho aqui é manter a ordem entre os garimpeiros. Aqui tem pessoas que trabalham na área do garimpo, assim como pessoas que nunca mexeram com trabalho de extração de minérios”, explicou o sargento da PM Rosino Antero de Souza.
À medida em que o tamanho das valas aumenta formando galerias subterrâneas, cresce a possibilidade de desmoronamento. Os garimpeiros assumem o risco em troca de alguns gramas de ouro.
O Departamento Nacional de Produção Mineral disse que recebeu a denúncia e entrou em contato com outras autoridades. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal afirmaram que abriram investigações. A empresa Nexa, que tem os direitos de mineração do local, disse que está acompanhando o caso.
Fonte: Portal G1, 2018.
Suporte
Deixe seu Comentário