Parceria do Ministério do Meio Ambiente reforça gestão de resíduos sólidos

por Atendimento - 08/03
Parceria do Ministério do Meio Ambiente reforça gestão de resíduos sólidos

Parceria do Ministério do Meio Ambiente reforça gestão de resíduos sólidos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) firmaram acordo de cooperação técnica (ACT) para desenvolver o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir).

Coordenado pelo MMA, o Sinir vai reunir informações sobre a gestão dos resíduos sólidos feita pelas empresas e entes federativos (estados, Distrito Federal e municípios), possibilitando o monitoramento, fiscalização e avaliação dos impactos. Segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é difícil fazer a gestão de resíduos num país tão diverso e de distâncias continentais como o Brasil. “Mas, aprimorando as experiências bem-sucedidas e aprendendo com os erros, conseguiremos encontrar as soluções necessárias”, afirmou.

O Sinir é um instrumento fundamental para a execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. A estruturação do sistema vinha sendo discutida no MMA desde 2012. Em menos de dois meses de gestão, o atual secretário de Qualidade Ambiental, André França, viabilizou o acordo. Conforme o documento assinado pelo ministro Ricardo Salles, o secretário André França e o presidente da Abetre, Luiz Gonzaga Alves Pereira, a Associação ficará responsável pelo desenvolvimento técnico do sistema, fornecendo o conjunto de softwares que vão viabilizar as operações do Sinir.

Fonte: MMA, 2019

Atendimento

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©Insight Educação Executiva

by nerit