O que é o tão famoso Nióbio?

por Atendimento Insight - 02/03

O que é o tão famoso Nióbio?

O nióbio foi descoberto em 1801 pelo cientista britânico Charles Hatchett, ele é um elemento químico, de símbolo Nb, número atômico 41 e massa atômica 92,9 u. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 da classificação periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Dione e Tântalo — este último, por sua vez, nomeou outro elemento da família 5B, o tântalo.

O Brasil tem 98% das reservas de nióbio atualmente conhecidas no mundo, presentes no Amazonas, em Goiás e em Minas Gerais. De acordo com o Plano Nacional de Mineração, publicado pelo Ministério de Minas e Energia em 2011, o Brasil responde por 98% da produção mundial desse metal. Quando a primeira reserva de nióbio foi descoberta no Brasil, nos anos 1960, sua aplicação ainda não era conhecida. Atualmente, ele é utilizado para tornar ligas metálicas, como o aço, mais fortes e maleáveis. Basta uma pequena quantidade de nióbio (entre 25 e 100 gramas para cada tonelada de aço) para que ele cumpra sua função. 

Além disso, o metal é empregado no ramo de alta tecnologia. A SpaceX, por exemplo, usa liga de nióbio em um de seus motores de foguete. Ele ainda é indispensável para produzir fios supercondutores, que compõem equipamentos como máquinas de ressonância magnética. 

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/108484-no-final-das-contas-o-que-e-niobio.htm

Atendimento Insight

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©Insight Educação Executiva

by nerit