Lançada áreas prioritárias para conservação de cavernas

por Atendimento - 31/01
Lançada áreas prioritárias para conservação de cavernas

Lançada áreas prioritárias para conservação de cavernas

O Centro de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) lançou as Áreas Prioritárias para a Conservação do Patrimônio Espeleológico. A publicação é um marco para a espeleologia no Brasil e traz priorização de áreas para a conservação. Segundo o coordenador do Cecav, Jocy Cruz, o mapa define as ações preferenciais para as áreas de ocorrência de cavernas no país.

As cavernas foram divididas em categorias voltadas para a criação ou ampliação de UCs; fiscalização e monitoramento; educação ambiental e patrimonial; manejo; pesquisa e ampliação do conhecimento. “O documento é importante e estratégico para a gestão dessas áreas, norteando, em especial, as políticas públicas voltadas para a conservação de áreas protegidas atuais e futuras”, explana Cruz.

O produto é fruto do esforço de diversas oficinas participativas com especialistas e diversos setores e órgãos, incluindo a WWF Brasil e a Sociedade Brasileira de Espeleologia. A metodologia usada foi adaptada da que foi utilizada pelo Ministério do Meio Ambiente na elaboração de Áreas Prioritárias de Conservação da Biodiversidade.

Para acessar o documento, basta clicar aqui. Além do arquivo em pdf com os resultados, é possível fazer o download dos dados vetoriais em formato shapefile.

Fonte: ICMBio, 2019.

 

Atendimento

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©Insight Educação Executiva

by nerit