Firmada parceria entre ANA e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

por Atendimento Insight - 28/01

Firmada parceria entre ANA e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

A implementação dos planos de recursos hídricos das bacias interestaduais terá reforços, fruto de parceria firmada entre a ANA e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O projeto de cooperação técnica Gestão de Recursos Hídricos: Implementação de Ações dos Planos de Recursos Hídricos de Bacias Interestaduais foi assinado para auxiliar os entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) a colocar em prática medidas planejadas nos planos de bacia. 

O projeto foi desenvolvido pela ANA com o objetivo de viabilizar a contratação e a execução de uma série de estudos voltados ao uso eficiente da água na irrigação. A iniciativa também inclui a proposição de redes de monitoramento de água subterrâneas, elaboração de manuais operativos, apoio a projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), cursos de capacitação, proposição de modelos de gestão de reservatórios, dentre outros estudos inicialmente propostos. 

São sete as bacias hidrográficas que desenvolveram planos de recursos hídricos, em parceria com a ANA, nos últimos anos. Com o projeto de cooperação, os estados e os comitês das bacias receberão auxílio técnico para colocar em prática o que está no planejamento. As bacias hidrográficas com planos a serem implementados e que poderão receber apoio da parceria são dos rios: Doce, Verde Grande, Parnaíba, Piancó-Piranhas-Açu, Paranapanema, Grande e Paraguai. 

Fonte: ANA, 2019.

Atendimento Insight

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©Insight Educação Executiva

by nerit