ANA, CPRM e IGAM monitoram qualidade do rio Paraopeba

por Atendimento Insight - 12/02

ANA, CPRM e IGAM monitoram qualidade do rio Paraopeba

Entes do governo se reuniram para ajustar condutas sobre medidas relacionadas ao ocorrido na barragem da Vale em Brumadinho, onde estavam presentes a diretora-presidente da ANA, Christianne Dias, e os diretores Ney Maranhão, Oscar Cordeiro e Ricardo Andrade, além de especialistas do órgão. Representando o ministro de Minas e Energia, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal, também esteve presente. O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Colnago, e o superintendente de Produção Mineral da Agência Nacional de Mineração (ANM), José Antônio, também participaram do encontro. 

Um dos pontos discutidos foi sobre a qualidade de água do rio Paraopeba. No curso d’água, a ANA, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), o CPRM e a COPASA implementarão plano especial de monitoramento da qualidade da água em 47 pontos, onde serão coletadas amostras para análise física e química, que serão avaliados conjuntamente com a ANA e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Durante a reunião, os órgãos discutiram quais são as normas de segurança de barragens, o marco regulatório do setor e o que pode ser melhorado para que um evento como a ruptura da barragem de Brumadinho não se repita. O ministro ainda apontou que será criado um grupo para discutir mudanças para aperfeiçoar a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), instituída em 2010.

Fonte: ANA, 2019.

 

Atendimento Insight

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©Insight Educação Executiva

by nerit