Inspeção de Barragens

Passo a passo de como realizar uma inspeção de campo em barragens e estruturas adjacentes, elaborando Relatórios e Laudos de Estabilidade.

Sobre o Curso

O curso vai apresentar os principais aspectos necessários para a realização de inspeções geotécnicas em barragens de acumulação de água e rejeitos, permitindo que o aluno aprenda como tratar os dados referentes a cada anomalia e como incrementar o processo de gestão de segurança de barragens.

Dessa forma, o curso foi planejado de forma interdisciplinar, permitindo capacitar os profissionais de formações diversas com os conhecimentos técnicos e práticos, necessários à operação de barragens de forma mais eficiente e segura.

Durante o curso, serão utilizadas diversas metodologias, incluindo aulas expositivas, debates e discussões em sala. Também serão realizados exercícios práticos simulando casos reais, através de cases.

Público Alvo

Público Alvo

Este curso se destina a todos os profissionais que atuam ou pretendem atuar com inspeção em barragens, independentemente de sua formação acadêmica, sejam eles do setor público, privado ou profissionais liberais. Dentre esses profissionais, estão os consultores e gestores ambientais, engenheiros, geólogos, geógrafos, geotécnicos, biólogos, advogados, além dos demais profissionais das áreas afins.

Carga Horária

Carga Horária

16 horas/aula

O que vamos abordar

1. Tipos de barragens e suas particularidades

2. Tópicos em projeto de barragens

3. Investigação de campo

4. Operação, construção e manutenção de barragens

5. Classificação de barragens

6. Como elaborar rotinas de inspeção em Manuais de Operação

1. Identificação de anomalias

2. Avaliação do Estado de Conservação

3. Preenchimento das Fichas de Inspeção

4. Inspeções Regulares e Especiais

5. Fichas de ação preventivas e corretivas

6. Planos de Ação

7. Elaboração de Relatórios

8. Inserção de dados no SIGBM, para barragens de mineração utilizando as ferramentas em casos reais

O que dizem por ai

Acreditam em Nós

©Insight Educação Executiva

by nerit