Bate papo sobre barragens 31.03.2021

Descaracterização de barragens

Sobre o bate papo

Nessa semana, nosso bate papo será com a Roberto Gomes e Claudinei Cruz e vamos falar um pouco sobre os descaracterização de barragens.

Venha tomar um café conosco.

Público Alvo

Público Alvo

Todos os profissionais que atuam com barragens de rejeitos de mineração, sejam eles do setor público ou privado, incluindo os consultores e gestores, advogados, engenheiros, geólogos, biólogos, arquitetos, geógrafos, técnicos ambientais etc.

Horário

Horário

20h

Convidados

Roberto Gomes é engenheiro agrônomo com Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Possui seus principais trabalhos nos temas de Recuperação de Áreas Degradadas, Fechamento de Mina, Fitorremediação e Gestão de Barragens de Rejeitos e Resíduos. Foi tutor do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Recuperação de Áreas Degradas da Universidade Federal de Viçosa e ministrou aulas de solos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.  Atualmente ministra aulas de Qualidade Ambiental no MBA em Perícia e Valoração de Danos Ambientais da PUC Minas e é Analista Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), onde está gerente de Recuperação de Áreas de Mineração e Gestão de Barragens (GERAM).

Claudinei Cruz é Chefe da Divisão de Segurança Barragens da ANM/MG. Engenheiro de minas formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em Segurança de Barragens pela Universidade Federal da Bahia e profissional certificado em Gestão de Riscos pela ISO 31.000. Atualmente, trabalha na ANM, como Chefe da Divisão de Segurança de Barragens da ANM/MG. É, também, conselheiro da Câmara Técnica de Mineração do COPAM/MG. Experiência de 5 anos na Superintendência do extinto DNPM no Maranhão, sendo 2 deles no cargo de Superintendente Interino (Especialista em Recurso Minerais). Experiência de 4 anos como analista ambiental / engenheiro de minas na Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM) / SUPRAM CENTRAL na análise de licenciamento ambiental de mineração. Conhecimentos de FMEA (Análise dos Efeitos e Modos de Falhas) abrangendo todos os conceitos teóricos e práticos da metodologia.

Doutorado em Geotecnia pela UERJ (2020). Mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, desde 2006. Membro da International Geosynthetics Society (IGS) desde 2014. Membro do Comitê Brasileiro de Barragens, desde 2016. Membro da International Association for Geoethics (IAPG) desde 2017. Professora Universitária, Diretora de Meio Ambiente no Instituto Brasil e Coordenadora de Cursos de Pós Graduação em Geotecnia. Empresária, consultora e engenheira geotécnica em diversos projetos, construção e operação de barragens, com vasta experiência na elaboração de PAE e PSB. Autora dos Livros "Manual para elaboração de PAE", "Dicionário Geotécnico de Barragens" e "Panorama Geotécnico das Rupturas de Barragens e Gestão de Risco".

Marina Ferrara é advogada, sócia fundadora do FERRARA BARBOSA Advogados e Consultores e da INSIGHT Educação Executiva. Destaque em 8 edições do Chambers and Partners (América Latina), em 'Energia e Recursos Minerais: Mineração'. Membro da Comissão de Direito Minerário da OAB/MG. Autora e coordenadora de obras especializadas em direito minerário e ambiental. Professora em cursos de EMBA e de pós-graduação. Mestre em Direito Empresarial, Executive MBA em Gestão Econômica de Recursos Minerais, pós-graduada em Direito Tributário, graduada em Direito e técnica em gestão. Idealizadora e presidente do Instituto Mulheres Múltiplas e coordenadora das obras Recursos Naturais e Meio Ambiente sob a Ótica das Mulheres (Volume I e II) e do Vade Mecum de Barragens (1a e 2a edições)

Investimento

GRATUITA, se realizada previamente no site

O que dizem por ai

Acreditam em Nós

©Insight Educação Executiva

by nerit